3° ANO B ENTREVISTA CAMPEÕES MUNDIAIS

No início do ano, os alunos do 3º ano B escolheram como tema do principal projeto do ano os esportes que Florianópolis favorece e o nome Floripa é mais. Segundo a professora Zoraia Correa, “Florianópolis é considerada a capital brasileira onde a população é a mais ativa. Nossas belíssimas paisagens são propícias para a prática de esportes ao ar livre, ou seja, uma oportunidade incrível de exercitar-se em harmonia com nossas belezas naturais”.

Em maio, eles começaram recebendo dois atletas envolvidos no surf. Leandro Tavares, professor de surf nos Ingleses, falou do esporte. Já Mariel Belli, responsável pelo projeto “Surf Girls“, falou da situação das mulheres neste esporte e nos seus esforços para incentivar a participação delas na categoria. Veja a galeria de fotos desse encontro.

Em junho, os alunos tiveram a grande oportunidade de entrevistar dois campeões mundiais nascidos ou radicados em Florianópolis: a surfista Jacqueline Silva, na Escola da Ilha, e o sandboarder Digiácomo Dias, nas dunas da Joaquina.

Jacqueline foi campeã de surf profissional feminino de 2015 e conquistou outros dois títulos do WQS em seus 18 anos de competições. Nativa da Barra da Lagoa, ela começou a competir na adolescência, no campeonato catarinense de surf, quando ainda não havia nem mesmo a categoria feminina. “Ainda existe preconceito por parte dos surfistas. No início da minha carreira, era só eu de menina e os caras. Mas, hoje, muitas mulheres surfam, já possuímos os mesmos direitos e somos muito talentosas”. Ela ainda surfa todos os dias, tem uma escola de surf para crianças, localizada na Barra da Lagoa, e faz parte da FECA Surf, instituição em que atua politicamente para manter o surf feminino ativo.

No papel de repórteres, os alunos em círculo conversaram com a atleta, tiraram dúvidas, perguntaram sobre as dificuldades e os desafios da profissão. Ouviram histórias sobre as viagens dela pelo mundo para as competições internacionais e sobre a sua paixão em surfar dentro em de um “tubo”, inclusive alguns alunos também contaram sobre as suas próprias aventuras no surf. Ao final da entrevista, eles presentearam a atleta com um quadro e com flores, e Jacqueline os retribuiu com o sorteio de dois vales-aula de surf durante o verão. As fotos do bate-papo estão na galeria.

Mais conhecido como Digi, Digiácomo Dias é tetracampeão mundial de sandboard. O atleta conquistou os títulos em 2001, 2003, 2005 e 2012, e também é tetracampeão sul-americano (2000, 2002, 2003 e 2004). Além disso, é o primeiro atleta do mundo a executar o Double Front Flip (mortal duplo para a frente). Em entrevista aos alunos, Digi, que é de São Paulo, contou que durante a infância veio com a família morar em Floripa e que seu irmão o presenteou com uma prancha de sandboard, com a qual estreou nas dunas dos Ingleses. Desde lá nunca mais parou. Atualmente, Digi realiza expedições de desertos do mundo todo, em busca das melhores e maiores dunas do planeta, e oferece aulas de sandboard a grupos de alunos

Após a conversa, sobre a duna mais alta da Joaquina, os alunos puderam assistir a demonstrações do atleta e de um colega e a aprender algumas regras básicas do esporte, que poucos haviam praticado anteriormente. As fotos desse encontro podem ser consultadas aqui.

Simpáticos e prestativos, esses atletas são uma grande inspiração para que os alunos pratiquem esportes ao ar livre aqui na ilha e, como eles, aprendam  a curtir e respeitar a natureza”, afirma Zoraia.

Em agosto, os alunos foram descobrir o remo, no clube náutico Francisco Martinelli, fundado em 1915, um dos mais antigos, senão o mais antigo, de Florianópolis. “Eles foram recebidos pelo treinador Douglas Eduardo Bastos de Oliveira, que gentilmente apresentou o clube e nos contou um pouco sobre a prática esportiva do remo e sobre os efeitos positivos que ele proporciona: trabalho em equipe, disciplina, responsabilidade, coordenação motora, autoconfiança.” relatou Zoraia. Veja como foi a visita.

Além disso, complementando o estudos dos esportes, a turma teve um encontro na escola com a skatista Tielle.  Veja as fotos desse bate papo.