3ª ano EF vai ao museu e vira notícia na TV

Os alunos do 3ª ano A e B do Fundamental fizeram, em maio, saídas de estudos no Centro Histórico de Florianópolis. Vajam as galerias de fotos aqui: 3º ano A, 3º ano B.

Quem relata a atividade é a professora Zoraia Correia, do 3º ano B: “Em integração social, estudamos o lugar onde vivemos, o município de Florianópolis, a cultura local. Então, costumamos fazer todos os anos um tour pelo centro histórico, para que eles conheçam, na prática, fora dos portões da Escola, o que eles estudam na sala.

“Nós fomos na semana internacional dos museus, então visitamos o Museu de Florianópolis, onde há muita coisa sobre a história da cidade. Fomos também à Praça XV, a Alfândega, a Catedral, para conhecer a arquitetura, por acaso no momento de uma missa,. Fomos ao Mercado Público, onde viram o mercado de peixe e o pessoal deu peixe para eles, a tainha, camarão na mão deles: foi um sucesso. Fomos depois atravessar a ponte de ônibus e finalizamos com um lanche no parque da Luz.”

A visita do 3º ano B ao museu aconteceu justamente no Dia Internacional dos Museus e foi documentada pela equipe da NDTV, que fazia uma reportagem sobre o tema. Veja a matéria completa abaixo.

Pudemos entrevistar alguns alunos desta turma num intervalo das atividades em sala de aula. Benício foi o primeiro a se expressar. “Pode falar o que a gente mais gostou? Minha parte favorita foi no Mercado Público, quando a gente foi mexer na tainha, pegar o camarão.”

Guilherme complementa: “Eu vi peixe com ova na barriga. Eu peguei o camarão e comecei a assustar todo mundo.”

“Eu já encostei numa viva, viva, porque meu avô é pescador. Eu pescava com ele, ele até fez uma vara para mim com bambu bem grande.

“Eu gosto do Mercado Publico, porque normalmente eu vou com meu pai quando a gente, quando estou no centro.”

“No museu, a gente aprendeu sobre as baleias e meu pai me disse que na praia da Armação é onde eles armavam e no Matadeiro é onde eles matavam as baleias.

Melissa complementa: “Do museu, eu gostei bastante, porque tinha osso de baleia e a gente viu um filme de uma casa de vários ângulos e, depois, abria a porta da casa. No começo eu achei que era o vento, mas depois, quando vi que abria todas as portas e janelas, vi que era uma máquina, que alguém apertava um botão para abrir.  Gostei também de uma sala em que a gente pintava um desenho e a gente colocava numa estante e saia o desenho na tela.