Senhores Pais,
A região de Florianópolis voltou ao nível de risco potencial “GRAVÍSSIMO” de contágio para o coronavírus, o que impede a retomada de qualquer atividade pedagógica presencial.
Estivemos, durante alguns dias, classificados com risco potencial “GRAVE”, no qual são permitidas atividades presenciais, seguindo os planos de contingência estabelecidos pelas escolas e aprovados pelo Conselho Municipal de Educação.
As estatísticas sobre o número de novos casos e de mortes e sobre a capacidade de atendimento dos hospitais se mantém em níveis alarmantes há algumas semanas e exigem muita prudência.
Enfrentamos também, nos últimos meses, uma grande instabilidade no campo normativo: decretos, portarias e decisões judiciais se sucedem em ritmo frenético, uma decisão alterando ou substituindo a outra, no intervalo de alguns dias.
Diante destes fatos, comunicamos que:
- Não acreditamos que o ensino remoto ou o ensino híbrido possam substituir o ensino presencial, em especial no Ensino Infantil e no Ensino Básico. Estamos lançando mão destas modalidades de forma excepcional, em razão da crise sanitária grave pela qual passamos.
- As atividades remotas de ensino serão mantidas enquanto não houver vacinação em massa da população ou enquanto os níveis de contágio não estiverem estáveis e baixos. Assim, os alunos que fazem parte dos grupos de risco ou que residem com pessoas destes grupos poderão manter-se estudando em casa, protegidos enquanto a pandemia não for debelada.
- A retomada de atividades presenciais será realizada quando as condições normativas e sanitárias o permitirem. Para que seja segura, pretendemos realizar esta retomada de forma gradual, focada, limitada e combinadas com as atividades remotas (“ensino híbrido”, no jargão atual). Iniciando com algumas turmas, horários reduzidos, em dias alternados, número limitado de alunos por sala e focadas em atividades específicas, estas atividades irão se ampliando progressivamente, à medida em que os riscos forem se reduzindo.
- Duas preocupações nos norteiam a respeito deste ensino híbrido:
- A redução dos riscos de contágio ou de propagação da COVID 19 e a proteção da saúde dos nossos alunos, de seus familiares e de nossos funcionários (vejam, abaixo, alguns dados da pesquisa que realizamos em agosto);
- A garantia de que todos os alunos tenham a mesma qualidade de ensino e o atendimento isonômico de suas necessidades de aprendizado, que permaneçam em casa ou participem das atividades presenciais.
- Faltando três semanas para o encerramento do ano letivo e poucos dias para o encerramento do 4º bimestre, no dia 01/12, consideramos não haver justificativa para assumir os riscos desta retomada, ainda em 2020.
- Qualquer que seja o cenário, o ano letivo de 2021 terá início em 18 de fevereiro, na quinta feira após o carnaval. Manteremos todos informados a respeito de como pretendemos fazê-lo.
Colocamo-nos à disposição para os esclarecimentos que julgarem necessários.
Atenciosamente,
A Direção
ALGUNS DOS RESULTADOS DA PESQUISA REALIZADA EM AGOSTO:
- 18% dos alunos fazem parte dos grupos de risco; 55% deles residem com pessoas que fazem parte dos grupos de risco;
- 30,4% dos nossos professores fazem parte dos grupos de risco e 50% deles residem com pessoas que estão nesta situação;
- 43% dos pais estimaram que só seria seguro retomar as atividades presenciais em 2021; 43,5%, apenas quando o nível de contágio estiver estabilizado em nível baixo;
- Mais de 55% dos pais afirmaram que optariam pelas atividades remotas, se elas fossem mantidas; mais de 37% dos pais estimam que atividades pedagógicas híbridas corresponderiam melhor às suas expectativas;
Prezados Diretores, coordendaores, professores e todos os funcionarios da escola,
Agradeço o posionamento da Escola, que considero muito correto e ponderado até o momento. Concordo que nesse momento é impossivel o retorno presencial, principalmente, depois de todo o investimento e adaptação ao ensno remoto. Considero que o inicio do ano vai depender das condições de saude pública e estou de acordo com a decisão da escola em inciar gradualmente, com formas hibridas de ensino. A escola da Ilha com essa atitudes e procedimentos evidencia sua preocupação com a educação e formação de nossos filhos, mas principalmente ensina o cuidado e a responsabilidade com a vida de todos! Obrigada! Glaucia Assis
Gláucia, obrigado pelo comentário de apoio. Em 2021, estamos com propostas prontas para qualquer dos cenários que se apresentar. Não acreditamos que ensino remoto ou híbrido possam dar conta da educação básica, mas, nesta crise sanitária, não temos escolha.