Pés na lama e mentes brilhantes: 3ºB na Estação Carijós

Os estudantes do 3º ano B da escola embarcaram em uma aventura inusitada na Estação Carijós, localizada em Jurerê. Além de visitar a Estação do IBAMA, a turma fez uma caminhada guiada por biólogos no manguezal da Praia da Daniela. O que parecia uma simples aula de Ciências virou uma inesquecível e enlameada experiência.

Joaquim Rossi, 3º ano B: “Foi legal cair na lama, mas eu perdi um tênis. É bom conviver com a natureza. Lá eu vi meus primeiros caranguejos”.

Mateus Oliveira, 3º ano B: “O cheiro poderia ser um pouco melhor, parece ovo podre… mas eu achei bastante caranguejo. Foi legal. Teve gente que pegou caranguejo na mão”.

Sofia Sander, 3º ano B: “A lama não é igual à que tem aqui. É uma lama diferente: cinza que tem bichos. Eu faria mais uma vez esse passeio, porque a gente vê coisas novas. Temos que cuidar do meio ambiente para conseguir ter um país melhor. Sem essa fumaça que tá no ar”.

Leonardo Minichiello, 3º ano B: “Na trilha tem umas cordinhas para a gente não se perder e vários toquinhos para não se sujar, mas de qualquer maneira o sapato fica bem enlameado. As raízes ficam para fora porque quase não tem terra, então as árvores desenvolvem estas técnicas”.

Francisco Amorim, 3º ano B: “Eu gostei porque eu tinha esquecido a minha mala aqui na escola e tive que ficar descalço. O que eu mais gostei de tudo foi pescar caranguejo. Se eu pudesse queria voltar sempre”.

No 3º ano, os estudos são voltados para a realidade local. Conhecer Florianópolis, com sua rica cultura e ecossistemas, possibilita aos alunos integrar os aprendizados teóricos com a prática. A vivência e a socialização no contexto da educação ambiental são fundamentais para essa integração.