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Razão e criatividade: Nossos alunos se preparam para a OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP) está com a segunda fase marcada para o dia 19 de outubro. Entre os classificados da escola, destacam-se Bernardo Lalane Mascarenhas de Moura e Lucas Perin de Assis (7º ano B), Ottavio de Oliveira Rochadel (9º ano C), Rafael de Freitas Leitão (9º ano B), Gustavo Werlich Wanka (1ª série B) e João Fernando Nascimento Leiras (2ª série A).

Rafael de Freitas, 9º ano B: “Matemática ajuda bastante a calcular os movimentos do adversário no xadrez, que eu sou fã, e em outros jogos também. Em diversas situações, a matemática é muito útil.”

Bernardo Lalane, 7º ano B: “Tem um grande incentivo participar do OBMEP, porque os primeiros lugares têm uma vaga garantida no IMPA, mas eu acho que também ajuda muito com o raciocínio lógico.”

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O bolo que nasce na horta

No Integral, a interação com a natureza está sempre presente. Uma das atividades preferida pelas crianças é o plantio, cuidados e colheita na horta. Outra prática que adoram é a culinária, onde “colocam a mão na massa”!

Nos registros, podemos acompanhar um processo completo, onde as crianças colhem, juntas, as cenouras que plantaram e, em seguida, fazem um bolo.

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Pés na lama e mentes brilhantes: 3ºB na Estação Carijós

Os estudantes do 3º ano B da escola embarcaram em uma aventura inusitada na Estação Carijós, localizada em Jurerê. Além de visitar a Estação do IBAMA, a turma fez uma caminhada guiada por biólogos no manguezal da Praia da Daniela. O que parecia uma simples aula de Ciências virou uma inesquecível e enlameada experiência.

Joaquim Rossi, 3º ano B: “Foi legal cair na lama, mas eu perdi um tênis. É bom conviver com a natureza. Lá eu vi meus primeiros caranguejos”.

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SiEM 2024: A simulação ensinando na realidade

O SiEM (Simulação de Organizações Internacionais para alunos do Ensino Médio, organizado pelo curso de Relações Internacionais da UFSC) reuniu este ano 32 escolas públicas e privadas. No evento, os estudantes experimentaram tensões e incertezas do xadrez global da atualidade. A Escola da Ilha participa do SiEM desde sua primeira edição, em 2011. Representando o Brasil, a Bósnia, o Japão e a Imprensa Internacional, nossos alunos viveram debates intensos sobre Justiça Climática, crises humanitárias e outros conflitos do cenário mundial.

Samantha Hachmann Schinato, 1ª Série A: “O Brasil é um país muito importante principalmente na COP. Está bem acirrado aqui. A gente está falando sobre natureza e meio ambiente. O Brasil está sendo um país bem procurado para fazer alianças com países como Estados Unidos, Marrocos e etc.”

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Aventura ecológica: 2ºA e a fauna resgatada

Ao percorrer as trilhas do Parque Ecológico do Rio Vermelho (PAERVE), que abriga o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), os alunos tiveram a oportunidade de observar de perto 16 viveiros com mais de 160 animais resgatados. “É importante ir para lá conhecer o parque para poder ajudar os animais. Somos alguns predadores que vêm ajudar eles”, reflete a estudante Mia Aurora Kivistö, 7 anos.

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Olimpíadas de História: 1ª em SC, equipe vai à final

A equipe da Escola da Ilha, composta por Giovanna Galastri, Samuel Rossato e Bernardo Gershenson, da 1ª série A, voltou da final da 16ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) com medalhas de honra e muitas reflexões. Os estudantes, que formam a equipe “De Volta para o Passado 3”, conquistaram o primeiro lugar nas eliminatórias de Santa Catarina, destacando-se pelo trabalho sobre a repatriação do Manto Tupinambá, do século XVI.