“Não é para gastar tanta água só porque a gente tem muita.” A fala de Isis Telöken Vieira, do 5º ano A, traduz o espírito da visita dos estudantes da Escola da Ilha à Estação de Tratamento de Água (ETA) da Lagoa do Peri. Acompanhados pelas professoras Flavia Emediato e Shelley Ceccato, os alunos dos 5º anos dão continuidade aos estudos dos caminhos que a água faz até chegar em nossas casas.
João Pedro Justen da Silva, 5º ano B: “A gente entrou por um portão e fomos por uma trilha até os reservatórios de captação de água da Lagoa do Peri. Passamos também por um lugar onde eles colocam produtos que fazem a sujeira subir, ficando mais visível para retirar.”
Isis Telöken Vieira, 5º ano A: “Com o uso dos produtos, a sujeira decanta, faz flocos e sobe. Depois eles filtram para retirar outros lixos que as pessoas acabam jogando na água.”
João Pedro Justen da Silva, 5º ano B: “Então eles colocam um produto para controlar a acidez, porque se a acidez estiver muito baixa facilita para os micróbios, se a água está muito ácida faz mal para o nosso corpo. Eles também colocam flúor para limpar os dentes das pessoas. Estudar química sempre foi a minha ciência favorita.”
Isis Telöken Vieira, 5º ano A: “No final, eles guardam essa água limpa para poder distribuir à população. Foi muito divertido ver as máquinas funcionando, retirando as sujeiras de cima e é muito legal saber como a água é limpa.”
João Pedro Justen da Silva, 5º ano B: “Tem alguns adultos que não se importam de onde essa água vem, só querem que venha. Algumas partes do Brasil têm garimpo, e quando eles jogam o produto para deixar o ouro mais brilhante deixam ela muito suja. Prejudica muito, porque na estação de tratamento são retirados microorganismos e algas, mas , mesmo depois do tratamento, a água continua contaminada.”
Através do caminho que a água percorre até chegar às casas, os estudantes descobrem o papel da ciência, da tecnologia e do cuidado ambiental. Existe muito por trás de um simples copo de água. Afinal, cuidar da água é também cuidar das pessoas e do futuro.
“Não é para gastar tanta água só porque a gente tem muita.” A fala de Isis Telöken Vieira, do 5º ano A, traduz o espírito da visita dos estudantes da Escola da Ilha à Estação de Tratamento de Água (ETA) da Lagoa do Peri. Acompanhados pelas professoras Flavia Emediato e Shelley Ceccato, os alunos dos 5º anos dão continuidade aos estudos dos caminhos que a água faz até chegar em nossas casas.
João Pedro Justen da Silva, 5º ano B: “A gente entrou por um portão e fomos por uma trilha até os reservatórios de captação de água da Lagoa do Peri. Passamos também por um lugar onde eles colocam produtos que fazem a sujeira subir, ficando mais visível para retirar.”
Isis Telöken Vieira, 5º ano A: “Com o uso dos produtos, a sujeira decanta, faz flocos e sobe. Depois eles filtram para retirar outros lixos que as pessoas acabam jogando na água.”
João Pedro Justen da Silva, 5º ano B: “Então eles colocam um produto para controlar a acidez, porque se a acidez estiver muito baixa facilita para os micróbios, se a água está muito ácida faz mal para o nosso corpo. Eles também colocam flúor para limpar os dentes das pessoas. Estudar química sempre foi a minha ciência favorita.”
Isis Telöken Vieira, 5º ano A: “No final, eles guardam essa água limpa para poder distribuir à população. Foi muito divertido ver as máquinas funcionando, retirando as sujeiras de cima e é muito legal saber como a água é limpa.”
João Pedro Justen da Silva, 5º ano B: “Tem alguns adultos que não se importam de onde essa água vem, só querem que venha. Algumas partes do Brasil têm garimpo, e quando eles jogam o produto para deixar o ouro mais brilhante deixam ela muito suja. Prejudica muito, porque na estação de tratamento são retirados microorganismos e algas, mas , mesmo depois do tratamento, a água continua contaminada.”
Através do caminho que a água percorre até chegar às casas, os estudantes descobrem o papel da ciência, da tecnologia e do cuidado ambiental. Existe muito por trás de um simples copo de água. Afinal, cuidar da água é também cuidar das pessoas e do futuro.