Fundado em 1980 por um grupo de estudantes de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), o Projeto Tamar tem como missão proteger as tartarugas marinhas ameaçadas de extinção. Recentemente, a Turma dos Oceanos, 1º ano B, foi ao centro de visitação na Barra da Lagoa, levando protetor solar, repelente e boné para a saída pedagógica.
Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de observar tartarugas marinhas em tanques, aprender sobre sua biologia e compreender a importância da preservação ambiental. As crianças compartilharam seus aprendizados:
Yuri Costa Vieira: “Eu adorei ver os cascos das tartarugas! Aprendi que, enquanto acordadas, elas ficam em média 20 minutos debaixo d’água, mas quando dormem, podem ficar até 8 horas!”.
Bento Gislon de Souza: “O que mais me impressionou foram os esqueletos. Vi como é fundamental não jogar lixo no mar, pois os animais marinhos sofrem muito com a poluição”.
Aline Lehrer Romeiro: “Conheci a tartaruga-verde! Elas vivem muitos anos e se alimentam de algas e águas-vivas.”
Melina Machado Lummertz: “Agora sei que, quando for à praia, devo recolher o lixo da areia para que não vá parar no mar. As tartarugas podem confundir plástico com comida e engasgar”.
Sofia Elisa Seminara: “A tartaruga-verde é incrível! Ela consegue nadar por todo o oceano”.
Luiza Halmenschlager da Cruz: “As tartarugas-verdes comem algas e águas-vivas. Elas batem as nadadeiras quando estão com fome”..
João Ruaro Lampert Gonçalves: “Aprendi que redes de pesca no mar podem matar os animais”..
A experiência reforçou conceitos de preservação ambiental, mostrando na prática como o conhecimento científico pode transformar atitudes.
Fundado em 1980 por um grupo de estudantes de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), o Projeto Tamar tem como missão proteger as tartarugas marinhas ameaçadas de extinção. Recentemente, a Turma dos Oceanos, 1º ano B, foi ao centro de visitação na Barra da Lagoa, levando protetor solar, repelente e boné para a saída pedagógica.
Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de observar tartarugas marinhas em tanques, aprender sobre sua biologia e compreender a importância da preservação ambiental. As crianças compartilharam seus aprendizados:
Yuri Costa Vieira: “Eu adorei ver os cascos das tartarugas! Aprendi que, enquanto acordadas, elas ficam em média 20 minutos debaixo d’água, mas quando dormem, podem ficar até 8 horas!”.
Bento Gislon de Souza: “O que mais me impressionou foram os esqueletos. Vi como é fundamental não jogar lixo no mar, pois os animais marinhos sofrem muito com a poluição”.
Aline Lehrer Romeiro: “Conheci a tartaruga-verde! Elas vivem muitos anos e se alimentam de algas e águas-vivas.”
Melina Machado Lummertz: “Agora sei que, quando for à praia, devo recolher o lixo da areia para que não vá parar no mar. As tartarugas podem confundir plástico com comida e engasgar”.
Sofia Elisa Seminara: “A tartaruga-verde é incrível! Ela consegue nadar por todo o oceano”.
Luiza Halmenschlager da Cruz: “As tartarugas-verdes comem algas e águas-vivas. Elas batem as nadadeiras quando estão com fome”..
João Ruaro Lampert Gonçalves: “Aprendi que redes de pesca no mar podem matar os animais”..
A experiência reforçou conceitos de preservação ambiental, mostrando na prática como o conhecimento científico pode transformar atitudes.