O bolo que nasce na horta

No Integral, a interação com a natureza está sempre presente. Uma das atividades preferida pelas crianças é o plantio, cuidados e colheita na horta. Outra prática que adoram é a culinária, onde “colocam a mão na massa”!

Nos registros, podemos acompanhar um processo completo, onde as crianças colhem, juntas, as cenouras que plantaram e, em seguida, fazem um bolo.

Cecilia, 1º ano B: “A gente colheu as cenouras. A gente tem que tirar a terra em volta dela e puxar a cenoura.”

Manoela, 1º ano A: “A cenoura já vai saindo, a pessoa só tem que tirar.”

Daniela, 1º ano B: “Às vezes tem que tirar forte e às vezes fraquinho, porque, de vez em quando, a cenoura não tá tão difícil de puxar.”

Daniela, 1º ano B: “Eu vou contar como fizemos o bolo de cenoura. Colhemos as cenouras e voltamos para a sala. Fizemos o bolo com elas e adicionamos farinha, açúcar, ovos, fermento… se não o bolo não cresce. Depois, a gente mistura com a colher e raspa o pote (risos).”

Manoela, 1º ano A: “A gente vai para a horta regar, ver se tá tudo bem, colher chuchu…”

Daniela, 1º ano B: “Às vezes, a gente vai primeiro lá na horta, tira matinho, rega, tira pedrinha, ou um lixinho que tava ali. Lá tem uma torneirinha. Então a prof. inventou um regador com uma garrafa de amaciante para a água. Às vezes a gente rega um pouco mais na sexta-feira.”

Manoela, 1º ano A: “Só às vezes, porque quando está chovendo, como agora, a gente não precisa regar.”

São momentos que promovem a consciência socioambiental, o protagonismo e o desenvolvimento das competências socioemocionais e cognitivas, de maneira divertida e prazerosa.

Comentários