Áreas de conhecimento e prática pedagógica
A maior parte do trabalho pedagógico do Ensino Infantil é desenvolvido pela professora regente (sempre formada em pedagogia).
A base do ensino é construtivista e o trabalho é desenvolvido, em grande parte, por projetos. No início do ano, por exemplo, a turma define seu nome (a “turma do cinema”, a “turma dos vickings”), que revela os centros de interesse da maioria dos alunos, cria uma identidade coletiva e gera uma série de projetos que vão ser realizados ao longo do ano e a partir dos quais desenvolvemos nosso trabalho pedagógico. Em geral, o tema que gerou o nome da turma forma a base da apresentação da turma no Arte na Ilha, evento cultural que coroa o trabalho desenvolvido ao longo do ano.
A partir desses projetos e de atividades complementares, os professores desenvolvem um programa baseado nas diferentes fases desenvolvendo infantil, ajudando-os a adquirir as habilidades de que vão necessitar no Ensino Fundamental.
É particularmente importante, nessa fase, auxiliar no desenvolvimento do pensamento lógico, base do aprendizado da matemática, da linguagem (fala, reconhecimento de símbolos, leitura e escrita), que prepara os alunos para a etapa da alfabetização e do desenvolvimento cognitivo (aquisição de conhecimentos, capacidade de percepção, memória, juízo e raciocínio).
É também muito importante que se desenvolvam habilidades relacionadas com a autonomia individual (fazer coisas sozinho), a socialização, a consciência corporal, espacial e temporal, a motricidade, a criatividade, a capacidade de expressão, etc.
Por essa razão, a rotina escolar contempla horários em que os alunos socializam suas experiências, escutam e contam histórias, desenvolvem as práticas pedagógicas programadas pela professora, fazem sua higiene antes e após o lanche, brincam com os seus brinquedos e com os dos amigos, se arrumam para ir para casa, etc.
Além da professora regente, três outros professores atuam com as turmas: educação física, música e inglês.
Na educação física, além da atividade física propriamente dita, são trabalhadas habilidades como motricidade fina e ampla, a socialização, a consciência espacial e corporal, a convivência em grupo.
As aulas de música auxiliam na alfabetização e na aquisição de habilidades que serão úteis posteriormente na matemática (o tempo da música e o contratempo, os intervalos, etc). Além disso, a prática em conjunto contribui para a socialização, para o desenvolvimento da capacidade de escuta e o respeito ao próximo.
As aulas de inglês são voltadas para o desenvolvimento da linguagem oral, com atividades lúdicas que permitem a descoberta de uma outra língua de forma prazerosa, mas educativa.
O projeto Pequenos Gourmets da Ilha, com atividades quinzenais coordenadas pela professora, contribui em várias áreas de conhecimento, por trazer a cultura de várias épocas e lugares – a receita da avó nordestina, da bisavó italiana ou do pai gaúcho, por familiarizar os alunos com símbolos e noções ou operações matemáticas – quantidades, números, pesos, medidas, proporções, identificar rótulos, desenhos de procedimentos. O projeto contribui também para que os alunos aprendam a se organizar e a trabalhar em conjunto, além de proporcionar a educação alimentar e a descoberta de sabores ou alimentos com os quais não estão familiarizados.