ARTES E CULTURA
A inclusão das disciplinas de artes e as diversas formas de abordar a cultura no currículo escolar não são meras formalidades: um de nossos objetivos básicos é de contribuir para a formação cultural dos nossos alunos. Não há, na Escola da Ilha, matérias nobres e matérias secundárias. Todas contribuem para a formação dos nossos alunos de forma integrada.
Acreditamos que as atividades artísticas contribuem para o desenvolvimento da observação, criatividade, concentração, capacidade de atenção e expressão. Além disso, nas diversas disciplinas e atividades artísticas desenvolvidas, do Ensino Infantil ao Ensino Médio, buscamos criar ambientes e oportunidades para a descoberta, o conhecimento e a análise crítica da produção cultural e artística do homem, ao longo de sua história e em sua rica diversidade.
A escolha das disciplinas incluídas no currículo das diferentes séries foi guiada pela contribuição que cada modalidade artística pode ter no desenvolvimento dos alunos.
A música traz muitos benefícios na educação, em particular na Educação Infantil e nas séries iniciais do Fundamental. O estudo de ritmos e melodias amplia a capacidade de observação e concentração, o que se reflete nas demais atividades. O ensaio de músicas em grupo favorece a socialização das crianças e a capacidade de trabalho em grupo, bem como o desenvolvimento da capacidade de comunicação e a desinibição.
O projeto Pequenos Gourmets, também desenvolvido do Infantil ao 1º ano do Fundamental, além contribuir na educação alimentar dos alunos e na aquisição de habilidades que auxiliam na matemática e no desenvolvimento do raciocínio lógico, contribui para o descobrimento da diversidade cultural que caracteriza nosso povo.
A filosofia e as ciências humanas (integração social, depois a geografia, a história e a sociologia) estão no currículo desde o 1º ano do Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio.
Desde que se conclui a alfabetização, os alunos são confrontados à produção literária brasileira e mundial, por meio de uma lista de livros de leitura obrigatória que vai se ampliando à medida em que avançam nos estudos: de 4 livros no 2º ano do Fundamental, chegamos a 8 livros na 2ª e 3º série do Ensino Médio.
As artes plásticas são conteúdo essencial do Ensino Infantil, integra o currículo do 1º ao 7º ano do Fundamental e é opcional do 8º ano à 2ª série do Ensino Médio. Essa disciplina auxilia no desenvolvimento da motricidade, da percepção do espaço e das cores, da capacidade de expressão e da criatividade. Assim, a descoberta dos artistas, com seus estilos, nas diferentes épocas e em diversas correntes artísticas, é um apoio importante no conhecimento da evolução cultural da humanidade.
Desenvolver a habilidade de comunicação e vencer a inibição, por meio de gestos, expressões, impostação vocal e criação de cenas são aspectos importantes no desenvolvimento das crianças e jovens. Estes são alguns dos objetivos das aulas de teatro, que contribuem também para o desenvolvimento da autonomia, criatividade, exercício de diálogo, capacidade de atuar em equipe, planejar, elaborar e seguir roteiros. Oferecidas em alternância com as artes plásticas no 6º e 7º ano do Fundamental, o Teatro é opcional do 8º ano do Fundamental à 2ª série do Ensino Médio.
O cinema e o vídeo estão se tornando formas de expressão cada vez mais utilizadas, não somente pelos profissionais destas artes, mas também pelos meios de comunicação de massa (TV, jornais e internet), por empresas, grupos, redes sociais e cidadãos em seu dia a dia. Por esta razão, a Escola da Ilha introduziu o Cinema como opcional, no currículo do 8º ano do Fundamental à 2ª série do Ensino Médio.
No Ensino Médio, a formação cultural é reforçada com as aulas de sociologia e pelas aulas extracurriculares de atualidades, pela participação nas Olimpíadas de História e no SIEM, entre outros.
Mas a cultura não é domínio reservado dos professores de artes, nem o exercício da criatividade é cultivado apenas em suas aulas. Nas disciplinas de exatas, a criatividade é também essencial, pois é um fator importante do avanço científico: sem ela, Arquimedes não teria formulado as leis do empuxo e da alavanca; Copérnico não teria descoberto que a terra gira em torno do sol; Newton não teria formulado a teoria da gravidade; nem Einstein teria elaborado a teoria da relatividade. Sem ela, os alunos não conseguiriam resolver muitos dos problemas de matemática ou física de suas provas.
Por outro lado, ao contextualizar e situar na história as descobertas científicas que tratam em suas aulas, os professores de exatas contribuem com a formação cultural dos alunos.
Além das aulas, outras iniciativas, eventos e festivais que complementam o empenho da Escola no fomento às artes e à cultura:
- Arte na Ilha é o grande festival de artes da Escola, realizado no mês de novembro. O festival reúne a produção artística dos alunos do Infantil ao Ensino Médio em todas as disciplinas ao longo do ano, além dos trabalhos finais de vários projetos interdisciplinares canalizados pelas aulas de artes;
- O Encontrão Cultural acontece no fim do primeiro semestre letivo, expondo e apresentando a produção científica e cultural dos alunos;
- A coleção Pequenos Autores da Ilha reúne, em livros editados anualmente, a produção literária de cada turma, do Ensino Infantil ao Fundamental;
- O Telão Literário, que reune filmes feitos por alunos a partir das obras de literatura que estão no programa do Ensino Médio;
- A coleção dos Pequenos Gourmets da Ilha, na qual são registrados os trabalhos de culinária desenvolvidos ao longo do ano, vinculados também aos projetos interdisciplinares das turmas;
- A participação dos alunos em inúmeros festivais realizados em Florianópolis (festival de cinema, de teatro de animação), ou as visitas a museus e exposições, sítios arqueológicos e históricos, etc.