O SIEM

“O SiEM é um projeto de extensão do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina, cujo objetivo é simular os processos de tomada de decisão dos principais foros de debates de Organizações Internacionais, como a Assembleia Geral e o Conselho de Segurança das Nações Unidas, o Conselho da União Europeia, entre outras.” (Apresentação do projeto pelos seus organizadores; consulte aqui o site do SIEM).

A participação das escolas se dá da seguinte forma:

  • a organização do SIEM define as diferentes assembléias que serão simuladas naquele ano, os países representados e os temas que serão objeto de deliberação pelos países representados;
  • cada escola organiza um certo número de equipes, cada qual assumindo a representação de um país nas diferentes assembléias que ocorrerão na edição daquele ano;
  • cada equipe prepara a sua participação como se realmente fosse uma delegação do país que representa, devendo saber quais posições e quais estratégias o país teria de fato nas assembléias.

Isso leva as equipes a estudar muito, pois têm que conhecer profundamente:

  • o funcionamento das assembléias de que vai participar, suas regras, suas formas de decisão;
  • cada tema debatido na assembléia de que vai participar, buscando identificar os interesses envolvidos, a origem e os impactos das decisões a serem tomadas;
  • as posições defendidas pelo país que representa, o que exige conhecer bem sua história, seus interesses estratégicos, seu governo, sua ideologia dominante, suas contradições,
  • as opiniões e as estratégias dos demais países participantes que deverá enfrentar ou com quem buscará se aliar;

Durante as semanas de preparação, os alunos se reunem em grupos, com reuniões semanais com professores da Escola e com os estudantes que organizam o SIEM.

No dia do evento, os alunos devem também ter muita capacidade de escuta e de observação, muito jogo de cintura e muita capacidade de expressão e persuasão, para defender suas propostas, estabelecer alianças, fazer vencer seu ponto de vista ou reduzir os impactos de uma decisão desfavorável.

Tudo isso exige também intensa cooperação entre os alunos, elaboração de propostas e de estratégias, que são habilidades fundamentais para o ENEM e para a vida futura dos alunos.

Na visão da Escola e dos organizadores do SIEM, esse projeto contribui de forma significativa para a formação intelectual  pessoal dos alunos. 

“Trabalhando com estudantes de escolas públicas e privadas da Grande Florianópolis, o SiEM busca fomentar a educação e a cultura dos jovens. Para isso, nossa equipe procura estimular a criatividade e a inovação por meio do intercâmbio entre a universidade e a comunidade. Práticas como o consumo consciente, a responsabilidade socioambiental e valores tais quais a tolerância e a não discriminação de minorias, são meios de desenvolver uma sociedade mais prospera e justa. Tais valores, tão presentes nos princípios das Organizações Internacionais com as quais trabalhamos, estão presentes nos ensinamentos que o SiEM proporciona.”