SAIBA MAIS SOBRE A ESCOLA

Em 2021, manteremos o mesmo esquema de turmas e horários dos anos anteriores.

[pdf-embedder url=”https://escoladailha.com.br/portal/wp-content/uploads/2020/10/turmas_horarios.pdf”]

A Escola da Ilha é construtivista: os alunos são protagonistas de seu próprio aprendizado, constroem seu conhecimento por meio de projetos pedagógicos e da interação com seus colegas e com os professores.

Buscamos assegurar o desenvolvimento das competências e habilidades características de cada faixa etária, bem como permitir a apropriação de todos os conteúdos previstos nas Bases Nacional Comum Curricular – BNCC.

Nosso principal objetivo é formar cidadãos conscientes, capazes de analisar o mundo em que vivem, de criar, de se inserir em sociedade de forma ativa, com respeito aos outros e ao meio ambiente.

Para isto, desenvolvemos grande parte de nossas atividades por meio de projetos interdisciplinares, nos quais os alunos fazem pesquisas e experimentações, interagem entre si, desenvolvem a criatividade, planejam atividade e propõe soluções para a resolução de problemas. Desta maneira, os estudantes desenvolvem a capacidade de conviver em grupo, estabelecer e respeitar regras e se apropriar dos conteúdos de forma contextualizada.

Nas nossas sala de aula a comunicação não se dá em via única, do professor para os alunos. Elas são, também, um espaço de interação, no qual os alunos trabalham e debatem em grupo, interagem entre si, expõem o resultado de suas atividades e suas descobertas.

Para saber mais, consulte aqui.

Para as turmas do Infantil ao 2º ano do Fundamental, o ano letivo é organizado em semestres. No final de cada semestre, um parecer descritivo sobre cada turma e sobre cada aluno é entregue aos pais.

A partir do 3º ano do Fundamental, até a 3ª série do Ensino Médio, o ano é organizado em bimestres. No final de cada bimestre, os alunos recebem o boletim. Adicionalmente, pareceres semestrais sobre cada turma são também elaborados para as turmas do 3º ao 5º ano.

Atividades de recuperação são organizadas ao longo de todo o ano. A partir do 4º ano, há também provas de recuperação bimestral.

Nem só de aula é feito o Ensino na Escola da Ilha.

O ano é recheado de eventos, com finalidades específicas, mas sempre voltados para a formação dos alunos, a integração entre alunos, pais, professores e o restante da comunidade escolar, para o resgate de nossa cultura e o desenvolvimento da capacidade de expressão dos alunos. Em vários deles, desenvolvemos, também, atividades solidárias (arrecadação para comunidades carentes), ou de conscientização (reciclagem, preservação do meio ambiente).

Veja alguns deles:

  • Festa da família (abril): um evento ao ar livre, com participação de alunos, pais e professores;
  • Festa Junina: do boi de mamão ao quentão – sem álcool -, uma festa para valorizar nossas tradições;
  • Encontrão (julho): por um dia, os alunos são professores e apresentam seus projetos, suas pesquisas, suas criações;
  • Olimpíadas (Fundamental 2 e Médio) e Gincana (Fundamental 1): uma semana dedicada às atividades físicas, ao esporte e à cooperação;
  • Arte na Ilha (novembro): uma maratona cultural que dura 5 noites, da qual participam todos os alunos, com alguma produção cultural ou artística;
  • Lançamento dos Pequenos Autores da Ilha: do Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental, todas as turmas publicam um livro no final do ano;
  • Lançamento dos Pequenos Gourmets da Ilha: livros de receitas das turmas do Infantil ao 1º ano do Ensino, aprendidas e testadas nas aulas de culinária.

Além disso, a Escola organiza a participação dos alunos em alguns eventos e festivais que acontecem em Florianópolis todos os anos.

Buscamos assegurar o desenvolvimento das competências e habilidades características de cada faixa etária, bem como permitir

A apropriação, pelos alunos,  de todos os conteúdos previstos nas Base Nacional Comum Curricular – BNCC, é um de nossos principais objetivos.

Mas, buscamos, também, assegurar o desenvolvimento das competências e habilidades que permitam aos alunos se tornar cidadãos conscientes, capazes de analisar o mundo em que vivem e estabelecer projetos de vida e, para tanto, capazes de criar, de enfrentar desafios, de se inserir em sociedade de forma ativa, com respeito aos outros e ao meio ambiente.

Nosso foco prioritário não é, portanto, torná-los “craques” do vestibular. Entretanto, os resultados de nossos alunos, no Vestibular da UFSC e no ENEM nos deixam convencidos de que atingimos nossos objetivos.

A UFSC publica, todos os anos, uma estatística com a porcentagem dos alunos de cada escola aprovados na primeira chamada. Apenas duas escolas – entre elas, a Escola da Ilha – superam, nos últimos 15 anos, a barra de 30% de alunos aprovados na 1ª chamada. Apenas estas duas escolas estiveram, neste período, mais de 10 vezes entre as 3 melhores de Florianópolis.

Para saber mais, consulte os resultados detalhados aqui.

Atividades extracurriculares são oferecidas após os horários das aulas da tarde, em geral às 18h15.

A lista de oficinas e atividades depende da disponibilidade dos professores e do espaço. Veja, abaixo, as oficinas oferecidas no início de 2020, antes da paralização das aulas presenciais:

  • robótica
  • dança criativa
  • futsal feminino e masculino
  • teatro
  • capoeira
  • jiu-jitsu
  • jogos da mente (xadrez)

O lanche das turmas do Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental é coletivo: cada dia, um aluno traz o lanche para toda a turma. O rodízio é comunicado pela Escola e o cardápio é elaborado por uma nutricionista. O lanche coletivo assegura uma alimentação saudável e auxilia no desenvolvimento de bons hábitos alimentares, além de permitir a interação entre colegas.

A partir do 2º ano do Fundamental, o lanche é individual. O aluno pode traze-lo de casa ou adquiri-lo na cantina, terceirizada. Dispomos de alvará sanitário para a cantina e os alimentos fornecidos por eles também seguem recomendações de nutricionistas (proibição de frituras e de vários produtos não recomendados para crianças, manipulação e conservação dos alimentos segundo as normas de higiene, etc).

O almoço dos alunos do período integral é feito na cantina, com um cardápio elaborado por uma nutricionista. O pagamento é feito, neste caso, diretamente à cantina. No turno alternado, o lanche da manhã deve ser trazido pelos alunos.

As matrículas já estão abertas. Para saber mais, clique aqui.

O uso do uniforme é obrigatório no ambiente escolar. Do Infantil ao 5º ano, os alunos devem trajar calça ou saia azul, de preferência do uniforme, camiseta e agasalho do uniforme. A partir do 6º ano, até a 3ª série do Ensino Médio, a parte de cima deve ser do uniforme.

Os uniformes  não são fornecidos pela Escola. Há várias confecções nas proximidades da Escola que fornecem, cuja lista é fornecida pela Escola antes do início das aulas.

Os alunos devem adquirir o material didático indicado pela Escola. Antes do início do ano letivo, material de uso coletivo deve ser entregue na Escola.

Os livros didáticos e de literatura, indicados para as turmas do 2º ano do fundamental à 3ª série do Ensino Médio, também devem ser adquiridos pelos pais. Até o 9º ano, os livros são adquiridos em livrarias ou nas operações de venda direta das editoras, que organizamos todos os anos.

No Ensino Médio, adotamos um material do Anglo (Somos Educação), composto de livros, apostilas e cadernos de exercício.

As listas de material para 2020 podem ser consultadas neste link.