Estudar em casa em 2021: como será

Oferecemos, enquanto durar a pandemia, para todos os alunos, a opção de estudo remoto. O estudo remoto é obrigatório para todos os alunos que fazem parte do grupo de risco.

A qualquer momento, os pais poderão optar pela volta às atividades presenciais, mas eles deverão notificar a Escola com antecedência, por conta das restrições impostas pela lei. Para isto, basta atualizar o Questionário COVID.

As atividades remotas se dão de duas formas:

  • as aulas transmitidas pelo Zoom, a partir da Escola (as mesmas dadas aos alunos presentes na Escola; os links estarão disponíveis no portal, junto com os horários de cada turma;
  • a plataforma Minhas Aulas, onde serão publicados os horários, os links, os conteúdos.

A participação será avaliada. A presença, obrigatória, será verificada pelos professores, como para os alunos presentes na Escola.

As atividades de avaliação serão realizadas no Minhas Aulas nas mesmas condições que para os alunos em atividades presenciais (horário de início e término determinado).

Aplicam-se, aos alunos em atividades remotas, as mesmas regras relativas às faltas, entregas de trabalhos e tarefas, provas de segunda chamada, recuperações, etc.

Os horários das aulas ao vivo são os mesmos das atividades presenciais, com algumas adaptações.

Do Infantil ao 3º ano do Fundamental, as aulas pelo Zoom serão, todos os dias, das 13:30 às 15:30 h (aulas presenciais transmitidas). No restante do horário, os alunos realizarão as atividades sugeridas no Minhas Aulas, com apoio dos kits pedagógicos desenvolvidos pelos professores.

Do 4º ano do Fundamental em diante, as turmas têm aulas presenciais em alternância, semana sim, semana não.

  1. 4º e 5º ano: 5 aulas com os professores, das 13:30 às 17:40 (horário limite de saída, às 18:00 h);
  2. do 6º e 9º ano: 5 aulas, das 7:30 às 11:40 h (horário limite de saída, às 12:00 h);
  3. no Ensino Médio, 6 aulas, das 7:30 às 12:15 h, com aulas on-line no período da tarde.

Veja como funciona o Minhas Aulas, a plataforma de ensino à distância da Escola:

1. Cada professor tem o seu espaço no Minhas Aulas. Consulte o espaço do professor preferencialmente no dia em que ele consta no horário;

2. Há um quadro de avisos, sob responsabilidade da coordenação; neste quadro, há o calendário de alternância das aulas presenciais e o horário das aulas ao vivo (pela plataforma zoom ou, no Ensino Médio, pelo Plurall). Os links são fornecidos junto com o horário das aulas.

3. A Escola cadastrará a cronologia e os temas das aulas (presenciais para uns, remotas para os demais). O quadro de horários está bem visível no painel do ACADÊMICO;

4. Quando os alunos estiverem em atividades remotas, as tarefas, exercícios e provas são realizados diretamente na plataforma, respondendo no próprio portal, anexando arquivos com a foto ou o pdf do trabalho do aluno (um arquivo só); é também na plataforma que o professor fará a correção e os comentários sobre as tarefas;

5. As avaliações cadastradas pelos professores no Minhas Aulas aparecem, também, no quadro Próximas avaliaçõesos professores indicarão o que você tem que estudar e o prazo de entrega da tarefa;

6. As notas digitadas no Minhas Aulas serão copiadas na tabela de notas e frequência dos alunos;

7. Há também, na parte de baixo do MINHAS AULAS, chats e fóruns abertos pelos professores;

8. Acompanhe os Recados: eles estão no menu, mas também no alto, à direita do Acadêmico (aquele envelopezinho); este canal é reservado aos avisos da coordenação pedagógica (para alunos e pais);

9. As ocorrências (faltas, não entrega de tarefas e outras) serão anotadas, para todos os alunos, qualquer que seja a modalidade;

Os horários e os links das aulas pelo Zoom serão divulgados em vários lugares:

  • na página de entrada do portal, depois de logar-se (Horários);
  • no quadro de avisos do Minhas Aulas;

As aulas ao vivo, como as aulas presenciais, exigem um conjunto de regras ou “combinados” para que sejam produtivas.

Durante as aulas ao vivo, os alunos estão no ambiente domiciliar, instalados cada qual em seu cômodo, com toda a vida e os movimentos de uma residência.  Por esta razão, solicitamos que os alunos:

  • portem uma vestimenta adequada;
  • evitem ambientes em que há muita circulação ou muito barulho;
  • evitem brincar com objetos ou animais durante a aula;
  • evitem conversas ou chats paralelos com outras pessoas e até com colegas por outros aplicativos;
  • levantem a mão para fazer perguntas ou comentar, de forma que o professor possa garantir a sua participação.

Solicitamos que os familiares se limitem a auxiliar o aluno no acesso à plataforma do Zoom. Não será permitida a intervenção dos pais nas aulas. Para fazer observações ou solicitações aos professores ou à coordenação, utilize os canais de atendimento adequados (“Fale conosco” do portal, e-mail, ou telefone).

Há vários canais de comunicação e interação com a equipe pedagógica e os professores:

  1. Durante as aulas, os alunos podem interagir com o professor em um chat do Zoom; eles podem, também, “levantar a mão” para mostrar que querem fazer uma pergunta ou intervenção;
  2. O Fale consoco do portal: deve ser utilizado para enviar perguntas, sugestões ou críticas à equipe pedagógica; as mensagens serão respondidas por e-mail ou por telefone;
  3. Fóruns do Minhas Aulas: alguns professores podem abrir fóruns de discussão com os alunos; eles têm continuidade e fins específicos;
  4. Os responsáveis poderão também entrar em contato via e-mail ou telefone:

Temos consciência de que as atividades e as avaliações realizadas nas aulas remotas são diferentes daquelas desenvolvidas em sala de aula. Entretanto, elas serão necessárias.

Os alunos em estudo remoto terão as mesmas tarefas, trabalhos, exercícios e provas a realizar que os demais, com os mesmos prazos, condições, pesos). Elas serão realizadas pelo Minhas aulas.

A frequência será observada segundo dois critérios:

  • participação nas aulas ao vivo e nos encontros com os professores;
  • a porcentagem de realização das atividades propostas no Minhas Aulas.

Levaremos em conta as dificuldades de algumas famílias para assegurar um acesso regular e satisfatório dos alunos às plataformas digitais (internet frágil, falta de equipamentos, etc).

Os responsáveis podem visualizar exatamente o mesmo sistema e os mesmos conteúdos que os alunos. Para saber se seu filho está acompanhando as atividades, acesse o espaço de cada professor e abra cada tópico para visualizar as atividades realizadas e as que estão por fazer.

Nosso atendimento telefônico retoma seu ritmo normal: todos os dias, das 7:30 às 18:30 h. As ligações poderão ser transferidas para os diferentes responsáveis. Em caso de indisponibilidade, todos os assuntos serão encaminhados às pessoas encarregadas e haverá retorno por telefone ou e-mail.

O atendimento presencial será mais limitado que habitualmente e será realizado com horários marcados e com o uso de máscara, como determina a lei. Há salas com acesso externo para atendimento, em respeito à proibição legal de entrada dos pais nos ambientes frequentados pelos alunos.

Veja aqui como resolver os diferentes assuntos:

Equipe pedagógica: utilize o e-mail ou ligue para agendar uma conversa telefônica;

Financeiro: Nelson (gerente) e Cláudia (assistente): financeiro@escoladailha.com.br.

OBS: Para o pagamento de mensalidades, declarações: não é necessário ir à Escola para efetuar o pagamento das mensalidades, podemos enviar os boletos por e-mail ou dar o número de PIX e de nossas contas bancárias, para depósito ou transferência.

TI: para acesso ao sistema acadêmico, senhas e outros assuntos: escreva para ti@escoladailha.com.br

Secretaria escolar: para matrículas e envio de documentos: escreva para escolaridade@escoladailha.com.br.

O “Fale conosco” do portal também é uma forma de comunicação. As mensagens recebidas por este canal são encaminhadas imediatamente aos interessados.

Facebook e Instagram não são plataformas de interação para questões pedagógicas ou administrativas, para esclarecimento de dúvidas ou para envio de solicitações.

Se o aluno entra no portal com o perfil dos pais, ele tem acesso à maior parte do conteúdo, mas perde um pouco. Por exemplo: o professor pode mandar um e-mail para os alunos, automaticamente, informando que ele colocou no sistema novos materiais para estudos em casa, mas ele não pode enviar a mensagem para os pais.

É imprescindível que os alunos tenham uma conta própria de e-mail e acessem o portal com perfil de aluno.

Sugerimos que sigam os seguintes passos:

  1. Abra uma conta de e-mail para seu filho (gmail, hotmail, yahoo, ou outro);
  2. Da própria conta de e-mail do filho, envie um e-mail para ti@escoladailha.com.br, informando o nome e a turma do aluno;
  3. Em algumas horas, a Escola vai cadastrar este e-mail no sistema e enviar um link para que o aluno cadastre sua senha definitiva;
  4. O aluno deve abrir o link e cadastrar sua senha;
  5. Em seguida, o aluno deve:
    • entrar na página da Escola (“ENTRAR”, no alto, à direita);
    • clicar em “ACADEMICO”, no alto, no mesmo menu.

Pronto: acesso poderá ser feito com perfil do aluno.

Para acessar o Minhas Aulas, é necessário liberar os cookies e autorizar o acesso livre a alguns sites. Trata-se de uma característica desse sistema, desenvolvido pela Uninformare, empresa que nos fornece o sistema acadêmico e de gestão.

Siga o passo a passo:

  1. Pode ocorrer do alerta em laranja aparecer abaixo da tela de login: “para continuar a navegação habilite os cookies de seu navegador”
  2. Neste caso, veja o sinal de alerta no canto direito do espaço de endereço do site que está acessando;
  3. clique na imagem, uma janela vai se abrir;
  4. autorize os sites escoladailha.com.br;
  5. clique em Mostrar cookies e outros dados do site;
  6. clique na aba “BLOQUEADOS”, da direita
  7. autorize os sites:
    escoladailha.com.br
    186.250.186.111
    unimestre.com.br
    lms.unimestre.com.br
  8. clique em Concluido

Veja as imagens do passo a passo aqui.

Os alunos em atividades remotas realizarão as mesmas avaliações, nos mesmos horários e nas mesmas modalidades que os alunos em atividade presencial.

Nas primeiras semanas do ano de 2021, realizaremos um esforço particular para efetuar uma avaliação diagnóstica de cada turma e cada aluno, para que possamos detectar eventuais carências decorrentes dos meses de atividades remotas e adequar, em consequência, o planejamento das atividades do ano.

Manteremos nossa sistemática de avaliação normal:

  1. No 1º ano do fundamental, uma nota global por área do conhecimento ao final do ano letivo, levando em conta os aspectos cognitivos e a participação dos alunos;
  2. No 2º ano do fundamental, uma nota global por área do conhecimento no final de cada semestre do ano letivo, levando em conta os aspectos cognitivos e a participação dos alunos;
  3. No 3º e 4º ano, uma nota bimestral com base nos trabalhos realizados pelos alunos e na sua participação;
  4. Do 5º ano em diante, uma nota bimestral com base na participação, nos trabalhos e nas provas dos alunos;
  5. Continuamos a oferecer momentos e atividades avaliativas de recuperação bimestral e anual;
  6. No Fundamental II e no Ensino Médio, organizamos várias atividades avaliativas presenciais ou remotas, para que possamos ter uma noção real do progresso de cada aluno nas disciplinas;
  7. No Ensino Médio, os simulados continuam acrescentando pontos às médias bimestrais;
  8. No terceirão, há horários fixos de prova todas as semanas;

Em todos os casos, a participação dos alunos será avaliada com base:

  1. Na presença nas aulas, seja presencialmente, seja via Zoom;
  2. No acompanhamento das atividades do Minhas Aulas;
  3. Na interação com os colegas, em caso de atividades coletivas, e com o professor (inclusive, via chat, quando houver);